(2023- em andamento) Engenharia de Software
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos
Título do projeto: Módulo de aprendizagem ativa para anotação de sinais de depressão
Nível: Treinamento técnico
Breve descrição: A depressão é um transtorno psicológico que compromete significativamente a funcionalidade, a qualidade de vida e, em casos graves, pode levar ao suicídio. Ferramentas de avaliação, como escalas psicométricas e questionários (ex.: PHQ-9), são amplamente utilizadas, mas apresentam limitações de alcance por exigirem aplicação por profissionais ou autoaplicação, o que pode ser dificultado pelo estigma social e os impactos do próprio transtorno. Esse cenário impulsiona o desenvolvimento de métodos complementares com maior alcance populacional, como o uso de textos publicados em redes sociais e relatos escritos. Entre essas abordagens, destaca-se o uso de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para detectar automaticamente sinais de depressão, a partir de manifestações explícitas (ex.: sintomas, autodeclarações) e pistas linguísticas mais sutis. Neste contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de um módulo de Aprendizado Ativo (Active Learning) para auxiliar profissionais de saúde mental na anotação de sinais de depressão em textos, ampliando o potencial de triagem e monitoramento em larga escala.
Agência financiadora: FAPESP (2025/05410-0)
Orientadora: Profa. Dra. Helena de Medeiros Caseli
caio.vitsoares@gmail.com