(2022-2024) Mestrado em Ciência da Computação
PPGCC/DC/UFSCar
(2017-2022) Bacharelado em Ciência da Computação
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mestrado (2022-2024)
Título do projeto: Entendendo sintomas de depressão em redes sociais: uma abordagem de granularidade fina com volume de dados restrito
Nível: Mestrado
Agência financiadora: CAPES
Breve descrição: Esse estudo investigou a identificação de sinais de depressão em textos online, utilizando um conjunto de rótulos de granularidade fina, composto por 21 sinais distintos, de forma a promover um entendimento mais profundo de como depressão é expressa online. Resultados indicaram que sinais emocionais e externos são frequentes em redes sociais, enquanto sinais somáticos são raramente expressos; no entanto esse fenômeno não se estende à performance de modelos de classificação, sendo que as técnicas investigadas resultaram em melhor performance para sinais somáticos, mas tinham dificuldade de identificar alguns dos sinais mais frequentes. Dados os desafios em relação à performance dos modelos, potencialmente relacionados à escassez de dados, um conjunto de técnicas foi avaliado com o intuito de melhorar a performance dos modelos, incluindo técnicas de regularização, aumento de dados, engenharia de prompt e aprendizado multi-tarefa. Dentre as técnicas, aprendizado multi-tarefa demonstrou-se o mais promissor, levando à questões de pesquisa adicionais referentes a quais tarefas levam à transferência positiva ( e por quê). 3 de 7 tarefas auxiliares causaram transferência positiva, incluindo classificação de sinais de depressão com taxonomia simplificada, classificação de emoções com granularidade fina e classificação de sentimentos. No entanto, nenhuma das 12 características de tarefa avaliadas se demonstraram bons preditores dessa transferência positiva.
Orientadora: Profa. Dra. Helena de Medeiros Caseli
Publicação decorrente deste trabalho:
MENDES, A. R.; CASELI, H. M. Identifying Fine-grained Depression Signs in Social Media Posts. In: Proceedings of the 2024 Joint International Conference on Computational Linguistics, Language Resources and Evaluation (LREC-COLING 2024), pages 8594–8604, Torino, Italy. ELRA and ICCL. https://aclanthology.org/2024.lrec-main.754/
MENDES, Augusto Rozendo. Entendendo sintomas de depressão em redes sociais: uma abordagem de granularidade fina com volume de dados restrito. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/21150.
Trabalho de Conclusão de Curso (2021)
Título do projeto: Detecção automática de postagens possivelmente depressivas em redes sociais
Nível: Trabalho de Conclusão de Curso
Resumo: A depressão é uma das questões de saúde mental mais preocupantes da atualidade. No Brasil, em 2019, 10,2% da população adulta relatou ter sido diagnosticada com depressão segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Identificar pessoas com perfil possivelmente depressivo permite um acompanhamento adequado por parte dos profissionais de saúde mental. Nesse sentido, as redes sociais online, como o Twitter, podem ser importantes aliadas. Esta monografia apresenta experimentos realizados para a classificação automática de postagens individuais (ou conjuntos de postagens de um mesmo usuário) do Twitter contendo conteúdo que denota algum sintoma de depressão, bem como classificação de postagens depressivas e usuários deprimidos por meio de modelo ensemble composto por classificadores de sintomas. A classificação com regressão logística apresentou os melhores resultados em ambas as tarefas de classificação de sintomas e depressão (F 1 média de 57% no caso da primeira, F 1 de 64% no caso da segunda). Este trabalho é parte do projeto Amive (Auxílio Regular FAPESP #20/05157-9).
Orientadora: Profa. Dra. Helena de Medeiros Caseli
Publicação decorrente deste trabalho:
MENDES, Augusto Rozendo. Detecção automática de postagens possivelmente depressivas em redes sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15174 .
Iniciação Científica (2020-2021)
Título do projeto: Classificação automática de postagens depressivas em redes sociais online
Nível: Iniciação Científica
Breve descrição: Detecção de postagens possivelmente depressivas em mídias sociais utilizando técnicas de PLN e AM.
Agência financiadora: CNPq (PIBIC)
Orientadora: Profa. Dra. Helena de Medeiros Caseli
Publicação decorrente deste trabalho:
MENDES, Augusto R.; PASSADOR, Rafael V. P.; CASELI, Helena M.. Identificando sintomas de depressão em postagens do Twitter em português do Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 162-171. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2021.17795.
augusto_r_mendes@hotmail.com