(1991-1994) - Graduação em Jornalismo
Unesp, campus de Bauru
(1995-1998) - Mestrado em Educação
Unesp, campus de Marília
(2001-2005) Doutorado em Educação Escolar
Unesp, campus de Araraquara
(2006-2007) Pós-doutorado em Estudos de Mídia
The Open University, Reino Unido
(2025 - ) Pós-doutorado em Ciência da Computação
UFSCar, campus de São Carlos
Título do projeto: Leitura crítica da Inteligência Artificial na formação de professores: uma pesquisa-ação com modelos de linguagem
Nível: Pós-doutorado
Breve descrição: O projeto vai desenvolver um modelo computacional explicável que auxilie educadores na análise crítica de notícias, ao mesmo tempo em que lhes apresenta os indícios linguísticos que levaram os algoritmos de IA a gerar as respostas. O objetivo é investigar estratégias para a promoção da leitura crítica da Inteligência Artificial (IA) na formação de professores, por meio de uma abordagem de pesquisa-ação. Pretende-se também enfrentar desafios associados à opacidade algorítmica, que limita a compreensão dos processos internos da IA, e à lacuna entre práticas acadêmicas e contextos educacionais, dificultando a integração da tecnologia em ambientes escolares. Para superar esses desafios, propõe-se o desenvolvimento de um corpus anotado baseado em teorias do enquadramento noticioso (Goffman, 2012; Entman, 1993) e da tomada de decisões (Kahneman, 2012), além da implementação de atividades pedagógicas fundamentadas nos princípios da Educação Midiática. Os resultados esperados incluem a criação de um modelo inovador para o ensino da leitura crítica de notícias na escola, com recursos de Processamento de Linguagem Natural (PLN), materiais de apoio pedagógico e contribuições teóricas relevantes para as áreas da Educação, Comunicação e Ciência da Computação.
Orientador: Helena de Medeiros Caseli
Publicações decorrentes deste projeto: (em produção)
alexandra.siqueira@uftm.edu.br